domingo, 28 de junho de 2009

LIDER X LIDERANÇA: uma forma de atuar no século XXI

Mais do que conduzir profissionais e organizações, o líder tem a responsabilidade de conduzir VIDAS. O líder tem como objetivo exercer influências em um determinado grupo de pessoas afim de que elas façam o que ele deseja, deve-se utilizar à autoridade e respeito com elas, oferecendo um meio de trabalho propício para que todos desenvolvam suas atividades por vontade própria.
Outro ponto importante é receber feedback, considera a maneira de identificar pontos que precisam ser melhorados. No entanto, muitos líderes estão habituados à apenas fazê-lo e não recebê-lo. É momento de reverter esta situação e saber que sua equipe pensa sobre você e em que aspectos você pode ser melhor e mais eficiente como líder. Os lideres devem comentar o que de ruim e bom aconteceu naquele período, e assim juntamente com sua equipe buscar alternativas para sanar as situações.
Todo líder deve ser um servidor para seus liderados, dando a eles a devida importância, sabendo medir seus atos e decisões, pois poderão influenciar em todo o trabalho de equipe. Importante ressaltar que líder que é líder não pode ser avesso a críticas, ainda mais quando elas podem colocar a equipe no alto.
Existem dois tipos de líderes que se destacam no meio organizacional, primeiramente aqueles líderes que são treinados para isso e segundo aqueles que nascem com esta característica, mas mesmo assim devem sempre buscar maneiras de estar sempre melhorando, pois um líder está em constante aprendizado e atualização, para que os reflexos possam ser visíveis no ambiente de trabalho.

Neste século XXI, o mercado esta passando por modificações constantes advindo da globalização, aumento da tecnologia, e assim as organizações estão modelando o perfil do líder adequado para encarar juntamente com a equipe estas mudanças. Este profissional precisa ter algumas características para assumir esta função de “risco” e “instabilidade”:

- ter integridade de caráter para ser um exemplo a ser seguido pelos demais;
- capacidade de mostrar tanto na sua vida pessoal como profissional ética e bons valores;
- ser visionário;
- ter clareza do futuro;
- prever e antecipar o futuro;
- ser uma pessoa entusiasta que motive seus colaboradores;
- ser competente em suas atividades para com a empresa;
- nunca esquecer que as pessoas, como causa principal da existência da liderança;
- ser um estimulador da criatividade;
- estar sempre ponto para ajudar;
- ensinar e aconselhar;
- saber transformar erros e falhas gerencias em oportunidades.

É essencial que a organização ofereça a seus líderes oportunidades de aprendizado fora do local de trabalho, é necessário também, que a organização garanta a possibilidade de refletir e desenvolver o autoconhecimento. Por fim, este clima econômico do século XXI, está exigindo que o líder trabalhe com muitas limitações, sendo assim necessário experimentar formas inovadoras de aprendizado e desenvolvimento.

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