domingo, 28 de junho de 2009

Tipos de liderança

Explicaremos os principais tipos de liderança :

Liderança liberal ou laissez-faire- O laissez-faire não é igual à democracia porque no laissez-faire havia uma menor organização e eficiência, onde o trabalho era menos satisfatório até para os garotos, havendo um trabalho menor e de pior qualidade, caracterizado pela brincadeira. E na democracia havia um trabalho de alta qualidade e o período de tempo de envolvimento dos garotos na trabalho representava 50% do tempo total.

Liderança autocrática- A autocracia cria hostilidade e agressão, gerando o descontentamento entre os membros do grupo. Havendo ainda uma maior dependência dos liderados em relação ao líder, criando um comportamento submisso.

Liderança democrática- Esse tipo de liderança gera e reforça a participação, cooperação e a adesão às idéias dos liderados, trazendo um maior consenso e equilíbrio na organização.Esse estilo, se bem usado, pode-se obter excelentes informações do grupo pelo qual é liderado por você. Porém se mal aplicado resulta em conflito, falta de motivação e o descontrole empresarial.


Liderança carismática- o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas diárias e criando uma ambiente de trabalho prazeroso. O termo é utilizado para definir qualquer líder que tenha os efeitos carismáticos em um grau excepcionalmente alto. Existem três características básicas para esse tipo de líder: auto-confiança, domínio e convicção na integridade moral de suas crenças. 
Exemplos:
 
  
  



 Liderança Situacional- lida com cada elemento da equipe de acordo com a sua maturidade. Para ele cada pessoa é única.


 Liderança transformacional- é uma relação baseada na confiança, que influencia de forma positiva líder e liderados, tornando as metas e objetivos da organização um propósito coletivo. O líder transformacional conhece a cultura e os valores da organização, valoriza a criatividade e a inovação e estimula para a mudança, busca cultivar esses valores e comportamentos em seu corpo funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário