domingo, 28 de junho de 2009

Confiança: a pedra fundamental da liderança

Confiança é uma expectativa positiva de que outra pessoa não irá agir de maneira oportunista – seja por palavras, ações ou decisões. As pessoas só seguem e se deixam influenciar por um líder em quem têm confiança. Pode ser um atributo essencial associado à liderança. Quando esta confiança é perdida, o desempenho do grupo pode sofrer efeitos adversos graves. Parte da tarefa do líder é trabalhar com as pessoas para identificar e solucionar problemas, mas o seu acesso ao conhecimento e ao pensamento criativo necessários para a resolução dos problemas vai depender do quanto as pessoas confiam nele. A confiança e credibilidade modulam o acesso do líder ao conhecimento e à cooperação.
Quando os liderados confiam em seu líder, estão dispostos a se colocar na vulnerabilidade em razão das ações dele – sob a crença de que seus direitos e interesses não serão prejudicados. As pessoas não seguem nem buscam orientação de alguém que elas percebem como uma pessoa desonesta ou capaz de levar vantagens sobre elas. A honestidade, inclusive, é apontada consistentemente como a principal característica admirada em um líder. “A honestidade é absolutamente essencial à liderança. Se as pessoas vão seguir alguém por vontade própria, seja em campo de batalha ou na sala de reuniões da diretoria, elas querem primeiro se assegurar de que esse indivíduo e digno de sua confiança”.

Um comentário:

  1. Muito bom o post. Com certeza um líder de verdade deve ter antes de tudo honestidade, e nada pior do que ter um líder que não leva as coisas a sério e tenta se aproveitar do poder.

    ResponderExcluir