domingo, 28 de junho de 2009

Treinamento para a liderança

O treinamento para a liderança existe e é uma indústria multibilionária porque funciona. O processo decisório, em sua maior parte, é racional.
Embora haja certamente algumas controvérsias em relação a exata definição de liderança, a maioria dos acadêmicos e dos executivos concorda que ela é um processo de influência pelo qual uma pessoa, por meio de suas ações, facilita o movimento de um grupo de indivíduos em direção ao alcance de um objetivo comum.
Os líderes afetam os resultados de uma empresa?
Certamente que sim.
Os líderes bem-sucedidos antecipam as mudanças, exploram vigorosamente as oportunidades, motivam seus liderados para níveis mais altos de produtividade, corrigem os desempenhos mais fracos e conduzem a organização para seus objetivos.
E o que dizer da eficácia dos programas de treinamento para a liderança?
Como os programas são muito diversificados, sua eficácia também é. Além disso, as pessoas aprendem de maneiras diferentes. Alguns programas são melhores do que outros e, ás vezes, as pessoas participam de programas que não são adequados às suas necessidades, nem ao seu estilo, o que dificulta a avaliação de sua eficácia. Por isso, os tomadores de decisões precisam ser muito cuidadosos na escolha das experiências de treinamento para a liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário